Sob o olhar acolhedor de Fátima Castro, presidente da Associação Irmãos da Solidariedade, os residentes da instituição participam ativamente das oficinas de pinturas desenvolvidas pela instituição que beneficia cerca de 38 residentes. A entidade é a única casa de Apoio a indivíduos que vivem com HIV/Aids em Campos dos Goytacazes RJ, e tem capacidade para abrigar 40 pessoas.
As oficinas de pintura é ministrada por um profissional que orienta os residentes durante as atividades que acontecem todas as quartas-feiras na sede da instituição. Fátima ressalta a importância da oficina de pintura no dia a dia dos beneficiários e diz ” não é pintar por pintar, tem toda dinâmica que envolve o lado cognitivo do paciente, nestas aulas eles aprendem a desenvolver a paciência, a estimular a própria autoestima, a comunicação e a expressar sua imaginação.”
Segundo a presidente a oficina de pintura é proferida por um professor, com supervisão de um coordenador pedagógico (voluntário) que atua na instituição. Fátima explica que os temas das atividades de pinturas são livres e abordam questões atuais sobre o meio ambiente, natureza e datas comemorativas com objetivo de entreter, educar e discutir assuntos que possam ajudar o paciente a refletir sobre o mundo em que ele vive, e o quê podemos fazer para melhorar o lugar onde vivemos, finaliza.