A Associação Irmãos da Solidariedade fechou o mês de março com um bate papo sobre violência doméstica, infecção vertical e pré-natal para aproximadamente 18 mulheres beneficiarias do projeto “Mães Solidárias” com a presença da assistente Social Renata Melila e a psicóloga Adriana Abdu que atuam na instituição.
A assistente social Renata Melila explica que a violência doméstica poder ser psicológica, física, sexual, patrimonial ou moral. Que a mulher deve denunciar e procurar ajuda nos primeiros atos de violência praticadas por seu parceiro, namorado, noivo… E que, puxões de cabelos, relação sexual sem consentimento, desrespeito, retenção de valores ou a exposição da vida intima do casal por seu companheiro são tipos de violências doméstica que violam a integridade física, psicológica e o direito da mulher e que as agressões devem ser denunciadas na Delegacia de atendimento à mulher (DEAM).
A psicóloga Adriana Abud enfatiza a importância de falar sobre violência doméstica, pré-natal e infecção vertical com mulheres beneficiadas pelo projeto “Mães Solidárias”, e que os temas abordados são importantes e servem como alerta, podendo sinalizar se a mulher está sendo vítima de violência doméstica e como ela deve agir e denunciar o companheiro. Adriana ressalta a importância de fazer o pré-natal durante a gestação para resguardar a saúde da mulher, do bebê e, evitar, contaminações de ISTs por via vertical.
Segundo Renata Melila, este é o 5º encontro das mulheres cadastradas no projeto “Mães Solidarias”. Ela destaca que além de aconselhar, acolher, encaminhar as mulheres as redes de saúde e assistência social, o projeto distribui kits de produtos infantis e sorteios de enxovais . Renata revela que estas mulheres após os debates passam a ser multiplicadores de informações e conhecedoras de seus direitos diante da sociedade, finaliza.
DEAM (22) 998572088 – End: Barão de Miracema 231 -Campos dos Goytacazes RJ.