Capa / Notícias / Ministério da Saúde Defere Certificação de Filantropia

Ministério da Saúde Defere Certificação de Filantropia

O Ministério da Saúde deferiu o pedido do CEBAS (Certificado de Entidades Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde da Associação Irmãos da Solidariedade em Campos/RJ. O processo  de requerimento do CEBAS estava tramitando no Departamento de Certificação de Entidades e Coordenação Geral de Certificação dede 25 de junho de 2016. O certificado de filantropia assegura a isenção de encargos sociais, bem como facilita a entidade a celebrar convênio para recebimento de verbas no âmbito Federal, Municipal e Estadual.

A presidente Fátima Castro diz que a certificação chegou no momento em que a entidade passa por uma crise financeira, e com o certificado de filantropia, a ONG vai economizar cerca de 7 mil reais mensais, dinheiro gasto com pagamento de encargos sociais. Segundo Fátima, essa economia é bem vinda e será usado na compra de gêneros alimentícios e outras demandas necessária para manutenção da casa.

Ainda triste pelos últimos acontecimentos ela ressalta que a certificação trouxe alegria para seu coração e diz: Fiquei feliz por demais quando soube que o pedido de certificação da Associação foi deferido. Temos  42 pessoas que precisam da instituição e mais de 100 famílias assistidas, além disso a nossa folha de pagamento é enorme, o que interfere diretamente no pagamento dos encargos sociais que são exorbitantes. Espero sinceramente que haja isenção. Estou um pouco desacreditada, prefiro aguardar e constatar quando for pagar os funcionários e o contador me enviar os boletos dos encargos com tais benefício. Desabafa Fátima Castro