Capa / Notícias / Irmãos da Solidariedade Promove Simpósio Sob um Olhar Interdisciplinar No Dia Mundial de Luta Contra Aids

Irmãos da Solidariedade Promove Simpósio Sob um Olhar Interdisciplinar No Dia Mundial de Luta Contra Aids

A Associação Irmãos da Solidariedade promove no dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids, seu primeiro simpósio, “Sob um Olhar Interdisciplinar”, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos –  Das 8h ás 18h. O evento visa discutir o que mudou nestes 37 anos de epidemia de Aids, mitos e verdades, o que trouxe benefícios os soropositivos, e, também, um novo olhar da equipe multidisciplinar, no acolher e direcionar o portador de HIV.

A presidente da Associação Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro enfatiza a importância do profissional de saúde na abordagem com o paciente de Aids, pois muitas vezes ele chega assustado, com medo e inseguro diante de uma doença estigmatizada e repleta de preconceito. Ela acredita que o evento pode trazer novos olhares e comportamentos que possa acolher o soropositivo com mais escuta e solidariedade.

Fátima esclarece que a Aids não é uma gripe, e que, se o portador de HIV não aderir corretamente ao tratamento, ele fica vulnerável as doenças oportunistas, agravando seu estado de saúde e, por fim,  chegar a óbito. 

Além do simpósio, a instituição promove um “apitação”, na Avenida 28 de Março, em frente à Faculdade Estácio de Sá, com distribuição de preservativos e panfletos no stand da instituição.

As inscrições para o simpósio estão abertas na FMC – Valor: 2kg de alimentos não perecíveis ou, então, dois litros de leite. Maiores informações pelo telefone da Coordenação de Extensão da Faculdade: (22) 2101-2929.

O evento conta com apoio do Laboratório Plinio Bacelar. Xerox do Victor. Faculdade de Medicina de Campos, Universidade Estácio de Sá, Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, e os amigos parceiro da instituição que estão doando as guloseimas do Coffee Break.