Capa / Notícias / Irmãos da Solidariedade Finaliza Obras de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

Irmãos da Solidariedade Finaliza Obras de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

P1050846Associação Irmãos da Solidariedade finaliza a segunda etapa das obras para atender as exigências de Segurança Contra Incêndio e Pânico solicitado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Nessa fase foram implantadas as bombas de sucção, porta corta-fogo, hidrante, canos de distribuição de água, alarme, extintores e demais acessórios que fazem parte da segurança contra incêndio. A instituição aguada a documentação da empresa que fez  as instalações e a visita  técnicas dos Bombeiros e assim regularizar o Alvará de Funcionamento da Entidade.

Para a presidente da instituição, Fátima Castro, a obra é essencial para a segurança dos pacientes HIV/Aids que residem na instituição. Ela relembra o sufoco que passou em 2008 quando a enfermaria feminina pegou fogo, deixando todos temerosos e angustiados devido a proporção do incêndio, e a dificuldade dos bombeiro pra cessar as chamas.

“Fiquei apavorada. Vi as dificuldades encontradas pelos bombeiros e a falta de equipamentos que pudessem auxilia-los. Presenciei o medo dos meus pacientes sem saber se os bombeiros iria conter o fogo. Tudo muito trabalhoso… mas graças a Deus eles conseguiram apagar as chamas. Pra mim, eles foram e são heróis, nossos Anjos da guarda contra estas fatalidades.” Ela relata que ao amanhecer é que todos puderam ver a dimensão dos estragos causados pelo incêndio e diz: “Quando amanheceu deparamos com os estragos na estrutura da instituição, e no estado emocional dos residentes que, infelizmente, perderam objetos pessoais que faziam parte da história deles. Mas graças a Deus não houve perda de nenhuma vida, apenas bens materiais e algumas lembranças queimadas pelo fogo como objetos pessoais, fotos e cartinhas.”

Fátima enfatiza que a obra teve um custo elevado, mas que priorizou as instalações de segurança contra incêndio e pânico por entender que na instituição, o que está em jogo são vidas, vidas que precisam e merecem serem resguardadas e amparada com amor e muita segurança.