Capa / Notícias / Assistente Social, Um profissional na luta pela democracia da cidadania.

Assistente Social, Um profissional na luta pela democracia da cidadania.

DSC_0089O serviço social é uma profissão de múltiplas facetas que busca através das intervenções soluções que ajudam a diminuir as disparidades sociais.
Na Associação dos Irmãos da Solidariedade este profissional tem a chance de lidar diariamente com a realidade de indivíduos repletos de historias e sonhos, sonhos muitas vezes interrompidos por situações de vulnerabilidade social que vão desde o uso de substâncias químicas até o abandono familiar que se agrava após a descoberta da sorologia positiva para o HIV/Aids.
A assistente social Vanessa Quintanilha atua na Associação Irmãos da Solidariedade há 8 anos e até hoje se surpreende com historias de vida dos residentes que apesar das dores e perdas, não perderam a fé e a esperança em dias melhores.
Para Vanessa a Associação Irmãos da Solidariedade tem papel importante na vida dos residentes. Ela ressalta que a instituição  é o Lar e a família que eles não tiveram  chance de conhecer ou conviver, e que eles aprendem o sentido real da dignidade e do respeito, principalmente, por compartilhar o mesmo espaço  com pessoas de mundos e ideologias diferentes.  “O serviço social dá voz a estes indivíduos e faz valer seus direitos e deveres, tornando-os visível frente a sociedade”. diz vanessa
A presidente da Instituição Fátima Castro faz questão de reafirmar que o assistente social não faz caridade, pelo contrário. Ele tem competência para intervir, pesquisar e analisar a realidade em que vive o indivíduo, e assim, executar e avaliar  serviços, programas e politicas sociais que visam a defesa, e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Ela ressalta que o Assistente Social  é primordial na luta pela democracia da cidadania e direitos dos indivíduos.