Capa / Notícias / Alimentação Balanceada e Adesão ao Tratamento Resultam em Qualidade de Vida para o Portador do Vírus HIV/Aids

Alimentação Balanceada e Adesão ao Tratamento Resultam em Qualidade de Vida para o Portador do Vírus HIV/Aids

Alimentação é primordial, não adianta ter acesso os mais potentes antirretrovirais se não houver acesso a alimentação, diz a presidente da Associação Irmãos da Solidariedade Fátima Castro, que a frente da instituição há 29 anos já presenciou cenas tristes de pacientes que chegaram na ONG enfraquecidos por não terem o que comer. Ela ressalta que na entidade os pacientes recebem alimentação balanceada, rica em vitaminas, sais minerais e proteínas, tudo sob o crivo da nutricionista Ana Carolina Chatel, responsável pelo cardápio da instituição e por acompanhar a rotina alimentar dos pacientes, numa vigilância continua para evitar a perda de peso, ou o ganho de peso, pois tanto um, quanto o outro, é prejudicial a saúde.

Fátima revela que o metabolismo do paciente HIV é complexo, e que todo cuidado é pouco. Ela ressalta  que o hábito de ingerir peixes, carnes magras, queijos brancos, legumes, verduras e frutas, aliados a adesão ao tratamento proporcionam  qualidade de vida ao paciente, e acrescenta – Beber água ao invés de refrigerante, trocar os sucos industrializados por naturais, praticar exercícios físicos fazem a diferença  para manter o organismo com maior resistências as infecções. Ela faz questão de enfatizar a importância de seguir corretamente o tratamento, e de não interromper o uso dos medicamentos em hipótese alguma, a não ser sob  orientação do médico infectologista que acompanha a vida clínica do paciente de Aids.

Veja também

Rede de Solidariedade Reúne Internautas em Prol da Associação Irmãos da Solidariedade em Campos RJ

  Diz o ditado popular que “a união faz a força” e essa força foi ...

Ministério da Saúde Defere Certificação de Filantropia da Associação Irmãos da Solidariedade.

O Ministério da Saúde deferiu o pedido do CEBAS (Certificado de Entidades Beneficente de Assistência ...